O PL, partido do candidato a prefeito de Candeias do Jamari, Dr. Ribamar Araujo ingressou com uma Ação de Investigação Eleitoral- AIJE junto à Justiça Eleitoral de Rondônia solicitando a aplicação de multa individual e cassação do registro ou diploma e abuso de poder político e econômico, contra o candidato a prefeito Lidomar Garçom.
No pedido, está voltado para a veiculação de um vídeo na rede social de Lindomar Barbosa, candidato ao cargo de Prefeito do Município de Candeias do Jamari/RO, no qual aparece ao lado do Rodrigo Camargo, Deputado Estadual, oportunidade em que é anunciada a destinação de uma emenda no valor de 500 mil reais para o Município de Candeias do Jamari/RO.
O deputado Rodrigo Camargo afirma no vídeo que: “Eu estou assumindo publicamente o compromisso de investir em Candeias do Jamari meio milhão de reais a partir da próxima semana quando esse cara aqui, Lindomar Garçon, um homem com experiência para administrar Candeias do Jamari tomar posse como prefeito municipal“.
O candidato Lindomar Garçom confirma que a liberação do dinheiro depende de sua eleição, quando diz que: “está prestigiando o município de Candeias do Jamari com meio milhão de reais, com a nossa vitória 10 […] Adiante, sacramenta: […] e ele entende que a minha estadia como prefeito dá a segurança para esse investimento“.
Nos pedidos da Ação também é requerida a inelegibilidade por 8 (oito) anos de Lindomar Garçon e do deputado estadual Rodrigo Camargo à, a contar da data das eleições Suplementares 2024 do Município de Candeias do Jamari/RO, nos termos do inciso XIV do art. 22 da LC n. 64/90.