O Partido Democracia Cristã em Porto Velho abriu processo disciplinar para apurar a conduta de desobediência estatutária de filiados. Depois de regular trâmite processual, com possibilidade de ampla defesa e contraditório, o partido, por unanimidade, resolveu expulsar os filiados ALESSANDRO PINHEIRO, ALEX DO MONTE SINAI, CARLOS ADRIANO, CRIS GIRÃO, HELDO SOUSA DO AGRO, IRENE GONCALVES, PEDRO VIEIRA, SIMONE SOARES e TIAGO SARTURI.
Esses filiados resolveram não obedecer as ordens do partido, que os convocou por duas vez, mas eles não responderam.
No início, o processo foi instaurado contra 16 filiados. Durante o trâmite legal, não ficou comprovada a rebeldia injustificada contra 7 filiados e, por isso, eles ficaram livre de punição.
De acordo com o art. 14 da Lei n. 9504 (Lei das Eleições), ocorrendo expulsão de filiado que é candidato antes do dia eleição o registro de candidatura será cancelado.
O DC em Porto Velho já expulsou recentemente o candidato CARLOS ADRIANO, que concorre sob liminar na justiça. Esse candidato, pela segunda vez, descumpre ordem do partido e é expulso novamente.
O partido já cancelou a filiação dos candidatos no sistema FILIA e comunicou o fato à Justiça Eleitoral, conforme determinar a Resolução TSE n. 23596.