O governador Marcos Rocha (UNIÃO) vetou integralmente o Projeto de Lei aprovado pela Assembleia Legislativa de Rondônia – ALE/RO no último mês de agosto e que implanta um sistema de segurança pública em parceria com a comunidade civil organizada.
De autoria do ex-deputado estadual Jesuíno Boabaid (SD), essa Lei, denominada de “Vizinhança Solidária”, cria um método em parceria com moradores e a Polícia Militar, que promove o treinamento de prevenção a assaltos e furtos, além do mapeamento dos locais com índices de criminalidade na região.
De acordo com Jesuíno Boabaid, essa Lei cria um elo entre o Estado e a sociedade para inibir o terrível avanço da criminalidade em Porto Velho, que está tomada pelo tráfico de drogas. A Lei sequer demanda recurso público, já que pode ser custeada pelos próprios moradores interessados em participar do projeto”, disse Jesuíno Boabaid.
“Pontuando sempre nas primeiras posições dos rankings de violência, o estado de Rondônia precisa buscar meios de conter a bandidagem, estamos nas mãos do crime organizado e ninguém faz nada, precisamos de projetos como esse para mostrar que temos inteligência e planejamento para acabar com a violência que só aumenta em nosso estado“, justificou Jesuíno.
Agora o Veto de Marcos Rocha segue para análise do Plenário da ALE/RO, que tem o poder de promover a derrubada do veto e promulgar Lei, mesmo a contragosto do governador.